30 novembro 2018

Jorge Amado, José Saramago e Alberto Moravia em retratos feitos por Setúbal em P&B.

ALBERTO MORAVIA/ Versão 1. Moravia, italiano de Roma, foi escritor, jornalista, roteirista de cinema, crítico cinematográfico, membro do Parlamento Europeu. Retrato executado com bico de pena, fundo feito com nanquim passado sobre aplicação de vela em papel Westerprint 120g.
ALBERTO MORAVIA/ Versão 2. Alguns dos muitos livros que o escritor italiano Moravia escreveu, foram adaptados para o cinema, a exemplo de O desprezo, dirigido por Jean-Luc Godard, e O conformista, de Bernardo Bertolucci. Retrato esboçado em papel Opaline 120 g com grafite 2B, arte-finalizado com caneta nanquim, pincel e nanquim Talens.
 JORGE AMADO, escritor brasileiro, nascido na Bahia, cultuado em todo o mundo. Seus romances tiveram adaptações para a TV, em novelas e minisséries, e para as telas do Cinema. Retrato feito em papel Opaline 120 g, esboçado com grafite 2B e arte-finalizado com caneta nanquim. Fundo feito com retícula xerocada.
JOSÉ SARAMAGO, escritor português, considerado o principal responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Retrato feito sobre papel Schoeller Hammer / 1G/1R 150g, tendo sido esboçado com grafite B e arte-finalizado com caneta nanquim. Fundo feito com retícula xerocada.