29 dezembro 2018

Porretadas por decreto. Texto de J. Jorge Amado, desenho de Setúbal.

Do livro Pequeno Anedotário do TRT da 5ª Região, escrito por João Jorge Amado e por mim ilustrado, selecionei o presente caso com o qual lhe brindo nesta postagem, venusta leitora. Este livro, tão gostoso de se ler, J. Jorge o escreveu a partir de fatos acontecidos no  âmbito do referido TRT da Bahia. Transcrevo, a seguir, o texto de J. Jorge, que, por sua vez, nos transcreve uma portaria baixada por um prefeito, da forma como foi redigida pelo referido alcaide: 
"Na Junta de Jacobina, o vigilante Antônio Lima Santana reclama contra a Prefeitura Municipal de Serrolândia. Entre os documentos juntados ao processo está a seguinte portaria:
O Prefeito Municipal de Serrolândia, Estado da Bahia, no uso de suas Atribuições que são conferidas por lei, RESOLVE:
fica designado o Sr. Antônio Lima Santana funcionário desta Prefeitura para exercer as funções de Vigilante do Prédio Escolar onde funciona o Colégio Municipal do Povoado de Quixabeira p/ Exercer a função por ordem e respeito Caso a Malandragem venha perturbar tem ordem expressa para Baixar a Porrada sob a responsabilidade desta Repartição.
Gabinete da Prefeitura Municipal de Serrolândia, 14 de Abril de 1986."
Benquisto leitor, não incorra em indevido ceticismo, na Bahia o improvável faz parte do cotidiano.
************O desenho que ilustra esta postagem esbocei com grafite B em papel Opaline 180 g e arte-finalizei com caneta nanquim e retícula Letratone