25 dezembro 2018

João Jorge Amado e seu Anedotário em livro ilustrado por Setúbal.

Contrariando minha vontade pessoal, meus caminhos pouco se cruzam com os de João Jorge Amado. Nas raras vezes que juntos estivemos foi um convívio mais que agradável e momentos profícuos os quais curti imensamente. Tanto mais é que desses momentos resultaram dois livros escritos por João Jorge que eu honrosa e prazeirosamente ilustrei. Um deles, o primeiro, é o PEQUENO ANEDOTÁRIO DO TRT DA 5ª REGIÃO narrando histórias verídicas que aconteceram nas dependências e no cotidiano do referido TRT. Histórias reais, sim, mas estamos na Bahia, vai daí que elas são todas marcadas por fatos mirabolantes, pitorescos e hilariantes envolvendo juízes, advogados, reclamantes, reclamados, funcionários do dito TRT e gentes outras. João Jorge tem a enorme habilidade de bem saber garimpar e selecionar as melhores histórias tendo, ainda por cima, a habilidade de saber empregar as palavras exatas para recontar os casos, demonstrando que não é à toa que ele traz nas veias o sangue herdado dos genitores Jorge Amado e Zélia Gattai que tinham enorme intimidade com a palavra escrita. 
Logo acima, indômito leitor, a capa que fiz para o livro. Identifico na caricatura de Monalisa a influência que tive à época de soberbos caricaturistas argentinos que eu, extasiado, via em uma revista hecha en Argentina que por estas afro-baianas plagas circulou por bancas de jornais e revistas algum tempo atrás. Depois de fazer alguns estudos, esboçei com lápis HD e arte-finalizei o mais solto que pude com os deliciosos lápis aquareláveis Caran D'ache. 
As três ilustrações abaixo, em P&B, encontram-se no miolo do livro de J. Jorge e foram esboçadas com grafite 2B. Para arte-finalizar usei caneta nanquim e enfeitei o pavão usando alguma retícula Letratone.
Clicando sobre capa e demais ilustrações, sapientíssimo leitor, você poderá vê-las ampliadas.
O CHAPÉU DE LAMPIÃO.
O DIABO QUE O CARREGUE. 
UM CABRA MUITO MACHO.