29 dezembro 2018

O extraordinário da extraordinária no TRT da Bahia. J. Jorge Amado e Setúbal.

Selecionei mais um delicioso caso entre os muitos que compõem o Pequeno Anedotário do TRT da 5ª Região, da lavra do escritor Joâo Jorge Amado, tendo as ilustrações do livro sido feitas por mim. Para alegrar seu dia, venerável leitor, posto aqui o texto de João Jorge narrando o acontecido, pura veracidade:
"O presidente da Junta era Jayme Villas Boas. A mulher reclamou contra uma determinada pensão. De um lado da mesa de audiência, a proprietária da pensão com o marido, do outro lado, a reclamante. Na tentativa de acordo, o advogado da reclamante sempre dizia:
_Sem pagar alguma coisa pelo extraordinário, eu não faço. 
Até que Jayme disse:
_Mas que extraordinário?
_Doutor Juiz, ela tinha extraordinário.
_Qual era o extraordinário? Quantas horas a mais ela trabalhava por dia?
_Não era propriamente a mais.
Aí o juiz percebeu que o advogado não queria dizer e passou a se dirigir à reclamante que tinha sido empregada na pensão. 
_Minha filha, qual é o extraordinário que você está pleiteando?
E a reclamante, direta, sem meias palavras:
_Depois que eu arrumava os quartos, ele ia no meu quarto e a gente trepava...
Ao ouvir tal relato, a dona da pensão virou a mão na cara do marido. A audiência foi suspensa."
Diante disto, diria um amigo meu tirado a poliglota: És muele? 
***********Arte que se reparte: a ilustração acima fiz sobre papel Opaline 180 g, tendo sido esboçada com grafite B e arte-finalizada com caneta nanquim e retícula Letratone.