06 outubro 2013

Prezados Senhores da Google: quero ter o direito de me desligar do Google+

Caros Senhores da Google:
Mantenho este blog há quase sete anos e muito sou agradecido à Google por colocar ao meu dispor todos os mais modernos recursos informáticos para que eu possa manter este espaço em que busco mostrar um pouco dos meus desenhos, pinturas e textos. A Google me proporcionou sempre o prazer de me manter conectado com pessoas de várias partes do mundo, o que é fantástico. Entretanto, tenho um pedido a fazer aos senhores. Há algum tempo atendi um pedido da Google para me conectar ao Google+. Em breve tempo percebi que o Google+ impõe algumas normas que não são do meu interesse. Uma delas é que a partir do Google+ se um seguidor do meu blog quiser me enviar um comentário sobre qualquer postagem ele não poderá fazê-lo, a menos que aceite ter um perfil no Google+. Tal imposição não é coisa admissível, lembra a política nociva das Operadoras de Telefonia aqui do Brasil que sempre tentam impor para o consumidor algo que chamam de "fidelização" que nós, brasileiros, não gostamos nem um pouco. Obrigar pessoas a fazer o que não desejam não é coisa democrática, concordam? Outra coisa: antes do Google+, através do Blogger no painel do meu blog aparecia a opção "comentários", tendo as opções "comentários publicados" e "comentários aguardando moderação", o que era fundamental já que meu controle era total sobre os comentários. Eu era avisado pelo próprio blog, podia ler e permitir ou não os comentários. Há outras coisas que me desagradam mas paro por aqui. Penei muito para tentar me desligar do Google+ como desejava. E mesmo me desligando nada voltou a ser como antes. Meus amigos continuam sem o direito de comentar e em meu painel não voltou a opção "comentários", logo abaixo de páginas, bem visível, com meu total acesso sem interferência do Google+. Há longo tempo tento solucionar isto, tentei Fóruns, tentei o Google Feedback, tentei outros caminhos e nada. Mesmo sem ter mais o perfil no Google+ não fui atendido e as coisas continuam como antes. Faço agora esta tentativa através do meu próprio blog, como derradeiro recurso. Reconheço que os Senhores aí da Google buscam melhorar sempre a vida dos seus seguidores e investem milhões de dólares tentando criar coisas como o Google+ e para isso, pagam regiamente altos executivos do setor e contratam os mais criativos webdesigners e ainda um mundo de profissionais competentes. Ainda assim, as pessoas podem gostar ou não do que os Senhores criam e eu não gostei nada da forma como o Google+ nos é colocada. Acima de tudo, a liberdade de opção deve ser mantida. Peço aos Senhores apenas que me atendam e me desliguem de fato do Google+, que me permitam ter o painel do blog como era antes, na época do Blogger, sem submissão aos critérios do Google+, permitindo assim que meus seguidores possam postar comentários às minhas postagens sem que para isso se vejam coagidos a se filiarem ao Google+. Se tiverem que fazê-lo que seja por suas vontades próprias já que a liberdade de decidir deve estar sempre acima de tudo. Espero muito breve postar aqui neste mesmo espaço meus agradecimentos à Google com a qual, excluindo-se o Google+, estou muito satisfeito.. Saudações cordiais aos Senhores.