02 outubro 2013

Valtério e Setúbal fazendo caricaturas no FHUBÁ


O Fhubá - Festival de Humor da Bahia - rolou nos dias 31 de Março e 1° de Abril do anno domini de 2012. O evento é fruto da inventividade do trio de ouro formado por Fernando Guerreiro, Andrezão Simões e Jonga Cunha, tendo a curadoria ficado a cargo do competente Nivaldo Lariú. Cartunistas baianos, que fazem do humor sua  matéria-prima precípua, foram convidados e aceitaram participar com uma mostra de seus desenhos no foyer do Teatro Castro Alves. Entre estes cartunistas estávamos lá, eu e Valtério, parceiros de longa data. De quebra nós dois ficamos fazendo caricaturas ao vivo da galera presente. Se você me perguntar por que só agora estou falando nisto, mister faz que eu lhe informe que só recentemente recebi estas fotos que mostram nossa participação no Fhubá. Elas foram tiradas por Vera, dublê de esposa e empresária de Valtério, e me chegaram às mãos copiadas em papel de ótima qualidade, vez que, talqualmente Vera, Valtério é um cara  educadíssimo, atencioso com os amigos e capricha nestes pormenores. Aí você, atilado leitor, me pergunta por que cargas d'água ele não as enviou para mim via Net na época do evento preferindo entregar pessoalmente? Acontece que meu bom amigo Valtério só acredita em fotos copiadas em papel, fotos que possa pegar, cheirar, lamber, rasgar, colocar em álbuns ou atirar na cesta do lixo, sendo ele convicto de que este negócio de Informática é coisa vinda dos mais abissais infernos, que quem inventou a Internet certamente foi um filho bastardo do caramunhão, que Bill Gates é um grandisíssimo sun of a bitch, um tremendo asshole e um motherfucker da zorra, que Steve Jobs já morreu tarde, que, ao invés das Torres Gêmeas, Bin Laden deveria é ter explodido o prédio da Apple, que ele não será uma nova Carolina Dieckmann, que quem tem sites e blogs ou usa Facebook, Twitter, Orkut só pode ser uma pessoa não muito chegada ao trabalho. Como isto aqui é um país levemente democrático, ninguém pode censurá-lo. Quanto às fotos, ao serem por mim escaneadas, perderam um pouquinho da qualidade, compreensivelmente, mas o que importa é que graças ao sempre mui educado, polido e atencioso Valtério elas aí estão registrando nossa subida participação e ainda a presença de Cau Gomez, um dos cartunistas-expositores, neste Fhubá que seguramente é o primeiro de muitos que virão para alegrar mais ainda nossa Soterópolis.
P.S. Como o texto acima é uma republicação, mister se faz que eu registre aqui que o comportamento anti-informático do lépido Valtério Sales caminha a passos largos para ser coisa do pretérito, vez que ele, depois de muito refletir, atualmente dispende várias horas de seu dia dedilhando teclados de notebooks e laptops, em busca do infotempo perdido, sendo que o mais nobre filho de Ruy Barbosa City já tem até um perfil no Facebook onde nos brinda com sua bela estampa de Adonis sertanejo e de quebra nos mostra seus trabalhos de Mestre das Artes.