26 outubro 2023

Exposição de Desenhos em Quadrinhos e lançamento do livro REPARE SÓ, de Gutemberg Cruz.


 MOSTRA DE DESENHOS DE QUADRINHOS E LANÇAMENTO DO LIVRO "REPARE SÓ/ HISTÓRIA DOS QUADRINHOS NA BAHIA", DE GUTEMBERG CRUZ.

Conforme relatei aos quadrimaníacos e amigos em geral, estive terça, dia 24/10, na abertura da Mostra de Desenhos de Quadrinhos dos Artistas Gráficos da Bahia no Centro de Estudos dos Povos Afro-Indígenas Americanos (CEPAIA) / UNEB, no Largo do Carmo, 04. Uma Mostra ampla em que se misturam artistas que brilham desde os anos 40s, 50s, até os que resplandecem nos atuais dias. Gutemberg Cruz, responsável pela expo, é mais que versado no assunto e sabe organizar uma exposição de alta qualidade com evidente valor didático e artístico.                                                  

A Mostra segue até o dia 6 de dezembro ali no CEPAIA/ UNEB, O Carmo é um dos recantos mais aprazíveis de Salvador e o lugar da Mostra é espaçoso e aconchegante.                                                                                                

Nesta foto, que há irrefutavelmente de ter registro na posteridade, eis-me ao lado do cartunista Robério Cordeiro, amigo porreta de longa data, gente boa toda a vida, oriundo de Jacobina, mesma terra que nos brindou com o designer gráfico e cartunista Nildão e com o Mestre Antonio Xaxado Cedraz, amigo tão querido por todos, e que muitíssima falta nos faz neste mundo por vezes bem inamistoso, pra dizer o menos. Robério, além de ser um grande desenhista com belos trabalhos na sua bagagem artística, é um cara com consciência política e é bom papo, tem excelente caráter e uma qualidade que sempre me intrigou: por mais que o tempo passe Roberio mantém a mesma aparência de adolescente de quando o conheci deixando transparecer que tem um evidente pacto com Chronos e Kairós. O mesmo rosto e o mesmo físico enxuto, inalterável, adelgaçado, leve, capaz de causar inveja à mais delgada das sílfides. Quanto a mim - ai de mim! - busco reter um pouco da juventude que insiste em se esvair, valendo-me de questionáveis artifícios feito uma insistente e duvidosa pintura em minhas melenas outrora negras como a asa da graúna. Só o restante de bom senso que ainda resiste em mim me poupa de enveredar pelo uso de botox ou harmonização facial que certamente me trariam chocantes resultados como os do bozolóide Dedé Santana. Se a natureza foi mãe gentil com Robério ela tem lá suas inquestionáveis razões que aceito com uma placidez quase budista. Olhar a Mostra de Gutemberg Cruz me fez relaxar e me deu providencial ajuda para tão sábia resolução. 

Em tempo: no CEPAIA, além de curtir os desenhos da Mostra, você pode adquirir o "REPAREM SÓ, a História dos Quadrinhos na Bahia", o mais novo livro de Gutemberg Cruz pela Editora Noir, Custa $49,99 e o valioso autográfo de Guto é de grátis!