28 outubro 2023

Gutemberg Cruz, Mostra de Quadrinhos e Lançamento Literário.


 O universo das Histórias em Quadrinhos, Cartuns, Ilustrações e Caricaturas me propiciou conhecer miríades de pessoas e grande parte delas tive a felicidade de converter em maravilhosos amigos meus, a exemplo do jornalista, escritor, crítico de quadrinhos Gutemberg Cruz Andrade. Esta foto é do evento de abertura da Mostra de Desenhos de Quadrinhos de artistas gráficos da Bahia que fica até dia 04 de dezembro no CEPAIA/UNEB, no Largo do Carmo, 04.            

Gutemberg, a generosidade em pessoa, me honrou sobejamente dedicando um painel da expo para desenhos de quadrinhos que publiquei na imprensa baiana, jornal Coisa Nostra e revista Pau de Sebo.    Guto trabalhou com seu habitual acuro e profissionalismo e não deixou de fora nenhum cartunista baiano que tenha militado na imprensa nacional desde os longínquos anos 40s.                

De quebra, Gutemberg Cruz lançou dois livros de sua autoria, REPARE SÓ e o ABC do QUADRINHO NO BRASIL, ambos editados pela Editora Noir, onipresente quando se trata do tema HQs.                

Nesta foto, o autor dos livros, Gutemberg Cruz, pode ser visto ostentando um vistoso boné que trouxe de sua mais recente viagem a Paris. Tietando tão consagrada figura, com olhar em que brilha a admiração, está este que vos digita estas linhas, Setúbal. Ao meu lado meus netos Elson Dias e Maria Clara que aprenderam muito cedo a valorizar a Cultura, a quem se faz merecedor de aplausos e a reconhecer quem tem talento diferenciado feito Gutemberg Cruz, cabra bäo! Abraço, Guto!