23 janeiro 2024

Mostra 30 Anos de Artes e Humor Gráfico de Cau Gomez - 30 Anos de Bahia.

CAU GOMEZ E SUAS ARTES MAIS MEMORÁVEIS EM MOSTRA NA CAIXA CULTURAL, 20JAN2024

A bordo do Delorean do Doc. Emmett Brown retorno ao ano de 1993 para revival de antológico encontro com o ilustrador Gonzalo Cárcamo e um certo Cláudio Antônio,, o Cau Gomez, em uma pizzaria próxima ao Farol da Barra nessa Soterópolis. Great Scott!  Ali compareci, atendendo chamada telefônica de Cárcamo: "Venha. Vou lhe apresentar uma fera da caricatura e artes miles!" Se Cárcamo diz que Cau é fera, desdizê-lo quem há-de? Fui. E descobri que além de ter um interminável arsenal de talentos, de ter uma aguçada visão política e social, Cau é uma figura plena de bonomia, lhano, cordato, muito bom papo, um cara extremamente espirituoso, cativante. E numa mesa de pizzaria, entre um chopp e outro, os três batemos um longo e descontraído papo. Incontinente, eu e Cau nos tornamos amigos e eu levei pra meu valhacouto a toalha de papel onde Cau sapecou minha régia figura em caricatura. Nessas três décadas nossos caminhos profissionais se cruzaram em publicações e exposições. Quando soube que trabalhos seus em 30 profícuos anos de atuaçào profissional na imprensa e Salões de Oropa, França e Bahia estariam reunidos numa Mostra na Caixa Cultural, tratei de marcar presença. A tiracolo levei minhas netas MLuíza e MClara, que adoram Arte. Poucos dias depois retornamos ao local quando do lançamento do catálogo-livro da Mostra A ARTE E O HUMOR GRÁFICO DE CAU GOMEZ, 30 ANOS DE BAHIA. Foi um momento de renovada alegria voltar a usurfruir de um dedo de prosa com Cau, um cara que preserva em si uma ancestral docilidade mineira amalgamada com altas doses do acendrado amor que essa mágica e múltipla Bahia reserva aos seus filhos mais queridos.

Da esquerda para a esquerda (com nós não tem essa de direita, véi!) IGUABIRA VERAS, SETÚBAL, CAU GOMEZ, CARLOS VERÇOSA E JAMIR TEIXEIRA.