Cedraz é o desenhista baiano que mais longe levou seus sonhos. Tal feito veio pelo seu infinito amor pelas histórias em quadrinhos e sua extremada dedicação a elas. Muita gente ama as HQs, mas nada que se compare ao amor que Cedraz a elas devotava, um acendrado amor que lhe deu as asas necessárias para levar alto e bem longe o seu sonho de menino.
Cada um dos seus personagens revela, em imagens e textos, a rara paixão, o carinho e a devoção de um criador que sempre soube transmitir aos leitores com muita autenticidade a cativante magia de seu universo. Por sua esplêndida atuação no universo dos quadrinhos, Cedraz recebeu merecidos prêmios, entre eles o chamado Oscar dos quadrinhos brasileiros, o prêmio HQ Mix, que ganhou por seis vezes, e o consagrador título de Mestre dos Quadrinhos.
Tom S. Figueiredo e Vitor Souza são dois dos mais atuantes profissionais que integraram a profícua equipe de criação do Estúdio Cedraz trabalhando por muitos anos ao lado do Mestre. Ambos se uniram para a realização de Xaxado e o Boi de Ouro, um livro que homenageia Cedraz, seu mundo onírico, sua trajetória vitoriosa. O argumento e o roteiro são de Tom S. Figueiredo e a narrativa mostra Xaxado, Zé Pequeno e outros inesquecíveis personagens em uma história com trama muito bem elaborada.
Vitor Sousa é o editor do livro. A capa em cores e os desenhos do texto de Tom são assinados por Paulo Setúbal. Sempre é bom citar que o projeto do livro tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Uma dica maravilhosa para você, leitor e fã do trabalho de Cedraz, é que o livro já pode ser baixado gratuitamente através do site assombrada.com