12 fevereiro 2019

Nildão lança livro e comanda uma necessária festa cultural.

Que tal darmos um tempo, um breve e necessário tempo, nessa onda de más e péssimas e devastadoras e intragáveis notícias que nos assolam o cotidiano nestes tempos bicudos, gentil leitor? Para variar, falemos agora, de um acontecimento cultural, festivo e alvissareiro, o lançamento do livro de um dos melhores cartunistas que a Bahia e o Brasil têm o privilégio de ter. Reproduzo em detalhes, o release que recebi da produção deste imperdível evento:
Urbanautas foi pensado em quatro partes: a primeira aborda um tema caro a todos nós: os meios de transportes e em particular o automóvel e seu impacto nas cidades: “receio: / sobrar carros / faltar passeios.” Na segunda parte, batizada de “Urbanices” o autor trata do cotidiano das cidades, refletindo sobre seus espaços, interferências e figuras presentes na rotina do dia-a-dia citadino: “Nos postes / nos muros : cartomantes vendem futuros”. Em “Urbanoias”, terceira parte do livro, o autor foca na paranóia que paira sobre todos nós e faz uma reflexão sobre o medo coletivo, ruas desertas e notícias alarmantes: “muros nos morros / abafam urros / socorros”. Em “Urbaianos”, quarta e última parte do livro, Nildão chama a atenção para a nossa baianidade - tão presente nas ruas, praças e objetos que adquiriram nomes originais ao aportarem na Bahia: “Somos / um povo porreta: / chamamos catraca de borboleta”. Enfim, uma reflexão original sobre as cidades, tema que nos envolve e faz parte do nosso dia-a-dia.                                       No decorrer dos últimos anos Nildão já lançou inúmeros livros em animadas festas dançantes no Rio Vermelho. O humor sutil é a matéria prima que une as publicações do autor, utilizado nos seus mais variados suportes. De nanodelicadezas a falsas logomarcas, de cartuns não verbais a anúncios fictícios, o afiado e delicado humor de Nildão continua atual e a serviço da não paranóia, estado de espírito pouco cultivado nos dias de hoje.
UMAS COISINHAS SOBRE NILDÃO: Nildão já ganhou inúmeros prêmios em Salões de Humor além de ser premiado no meio publicitário. Entre 2017/2018 participou como autor convidado da Festa Literária de Barreiras, Flipelô e da Feira Literária de Feira de Santana. Em 2017 foi lançado o documentário “Nildão - Pichador de Nuvens”, o filme integra a séria “Memórias do Brasil”, produzido pela Têmdendê Produções e exibido no Canal Curta. O autor teve também poemas selecionados nos projetos Mídia Poesia, veiculado pela Rede Bahia, e Grafias Eletrônicas, veiculado pela TVE e Rádio Educadora. Nildão foi curador das exposições “Lage, 40 anos de humor” (2009) e “Quem pode, pódio” (2010) na Caixa Cultural Salvador, e “Lugar de Criança é no Museu” (2017) no Museu de Arte da Bahia. Além disso organizou em 2017 o livro “Lage, 40 anos de humor”.  Todos os livros de Nildão estão à venda no site do autor: http://nildao.com.br, na Midialouca, no Rio Vermelho, e na Casa Boqueirão no Santo Antônio Além do Carmo.          
CONTATOS IMEDIATOS:    (71) 3240-5231/ (71) 99184-1822