01 janeiro 2019

Pablo Picasso, Euclides da Cunha, Fernando Namora em retratos P&B traçados por Setúbal.

EUCLIDES DA CUNHA, escritor e jornalista, escreveu o célebre livro Os Sertões baseado nos acontecimentos que viu pessoalmente cobrindo-os como jornalista enviado no final do século XIX a Canudos, Ba,  pelo jornal A Província de São Paulo, atual Estadão. Como correspondente, Euclides testemunhou in loco os fatos que redundaram em um massacre perpetrado pelo exército brasileiro contra uma comunidade de penitentes sertanejos que seguiam o líder religioso Antonio Conselheiro, enxergado pela elite da época como uma feroz ameaça à República do Brasil, o que serviu de pretexto para aterrorizante banho de sangue ordenado pelo governo federal da época, tornando-se um indelével labéu na história do exército. A imprensa, que desde aqueles tempos, sempre foi parcial, chamava os acontecimentos de Guerra de Canudos, não levando em conta que pra se fazer uma guerra são necessários ao menos dois exércitos antagônicos. E em Canudos só havia um único exército. 
Os relatos de Euclides, esplendidamente redigidos, são uma peça fundamental da literatura brasileira. O livro foi traduzido para inúmeras línguas, tendo sido levada às telas de cinemas, TVs e palcos de teatro e até mesmo transformada em ópera. 
Fiz este retrato para um jornal cultural em papel Opaline 180 g, esbocei com grafite HB, arte-finalizei com bico de pena e um trapinho embebido em nanquim Talens para dar o efeito de retículas.
FERNANDO NAMORA, escritor, poeta e médico português. Autor de um grande número de livros, foi galardoado com prêmios literários diversos. Retrato feito em papel de diagramação, esboçado com grafite 2B, arte-finalizado com caneta nanquim e pincel, sobre um fundo xerocado.
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remédios Cipriano de la Santíssima Trindad Ruiz y Picasso. Se seu fôlego não der para tanto, pode chamá-lo apenas de PABLO PICASSO ou simplesmente PICASSO. Nasceu na região da Andaluzia, sul da Espanha, na cidade de Málaga, aquela mesma sobre a qual João Gilberto fala na canção, dizendo que "il mio amore è nato a Malaga, il mio cuore resta a Malaga". Foi desenhista, pintor, escultor, gravurista, cenógrafo, poeta, dramaturgo e otras cositas más. Este artista predestinado revolucionou o mundo das Artes onde, para dizer o mínimo, era el perro chupando una manguita. Fiz este retrato do catalão em papel de diagramação, com grafite B, bico de pena e uma maravilha de pincel Winsor & Newton 02.