28 outubro 2023

Revista VIVABAHIA! nas redes e bancas da Bahia.


Em quase três décadas que atuei na imprensa, ilustrando artigos, quadrinizando, cartunistando, chargeando e caricaturando, conheci jornalistas admiráveis que sabiam muito bem dominar os macetes mais complicados do intrincado ofício do fazer jornalístico. Tive o prazer de trabalhar em agitadas redações com notáveis feras da arte de bem escrever, tratando com magistral  competència letras e palavras, e feras na ediçào. Dois dos maiores são Vander Prata e Césio Oliveira que, vindos de tempos bem diferentes dos atuais, se reciclaram, se reinventaram. Vieram do jornalismo das redações com ruidosas máquinas de escrever e se adaptaram a este novo tempo onde imperam a informática e os mais modernos computadores. Vander e Césio, deixam claro que mantém suas inquestionáveis capacidades de fazer um jornalismo de excelência brindando os leitores baianos com uma magnifica revista chamada VIVABAHIA! que circula tanto em ediçăo virtual quanto em edição impressa. Neste número atual, lançado em meados deste mês de outubro de 2023, a convite da dupla compareço com ilustração para uma deliciosa crônica de Bráulio Tavares, abalizado jornalista, laureado escritor, inspirado poeta, compositor e o escambau. 

Parabéns, Vander, Césio e competente equipe. Vida longa à revista VIVABAHIA!

Para se deliciar com a VIVERBAHIA, basta scessar o link vivabahia.com.br

Gutemberg Cruz, Mostra de Quadrinhos e Lançamento Literário.


 O universo das Histórias em Quadrinhos, Cartuns, Ilustrações e Caricaturas me propiciou conhecer miríades de pessoas e grande parte delas tive a felicidade de converter em maravilhosos amigos meus, a exemplo do jornalista, escritor, crítico de quadrinhos Gutemberg Cruz Andrade. Esta foto é do evento de abertura da Mostra de Desenhos de Quadrinhos de artistas gráficos da Bahia que fica até dia 04 de dezembro no CEPAIA/UNEB, no Largo do Carmo, 04.            

Gutemberg, a generosidade em pessoa, me honrou sobejamente dedicando um painel da expo para desenhos de quadrinhos que publiquei na imprensa baiana, jornal Coisa Nostra e revista Pau de Sebo.    Guto trabalhou com seu habitual acuro e profissionalismo e não deixou de fora nenhum cartunista baiano que tenha militado na imprensa nacional desde os longínquos anos 40s.                

De quebra, Gutemberg Cruz lançou dois livros de sua autoria, REPARE SÓ e o ABC do QUADRINHO NO BRASIL, ambos editados pela Editora Noir, onipresente quando se trata do tema HQs.                

Nesta foto, o autor dos livros, Gutemberg Cruz, pode ser visto ostentando um vistoso boné que trouxe de sua mais recente viagem a Paris. Tietando tão consagrada figura, com olhar em que brilha a admiração, está este que vos digita estas linhas, Setúbal. Ao meu lado meus netos Elson Dias e Maria Clara que aprenderam muito cedo a valorizar a Cultura, a quem se faz merecedor de aplausos e a reconhecer quem tem talento diferenciado feito Gutemberg Cruz, cabra bäo! Abraço, Guto!

26 outubro 2023

Exposição de Desenhos em Quadrinhos e lançamento do livro REPARE SÓ, de Gutemberg Cruz.


 MOSTRA DE DESENHOS DE QUADRINHOS E LANÇAMENTO DO LIVRO "REPARE SÓ/ HISTÓRIA DOS QUADRINHOS NA BAHIA", DE GUTEMBERG CRUZ.

Conforme relatei aos quadrimaníacos e amigos em geral, estive terça, dia 24/10, na abertura da Mostra de Desenhos de Quadrinhos dos Artistas Gráficos da Bahia no Centro de Estudos dos Povos Afro-Indígenas Americanos (CEPAIA) / UNEB, no Largo do Carmo, 04. Uma Mostra ampla em que se misturam artistas que brilham desde os anos 40s, 50s, até os que resplandecem nos atuais dias. Gutemberg Cruz, responsável pela expo, é mais que versado no assunto e sabe organizar uma exposição de alta qualidade com evidente valor didático e artístico.                                                  

A Mostra segue até o dia 6 de dezembro ali no CEPAIA/ UNEB, O Carmo é um dos recantos mais aprazíveis de Salvador e o lugar da Mostra é espaçoso e aconchegante.                                                                                                

Nesta foto, que há irrefutavelmente de ter registro na posteridade, eis-me ao lado do cartunista Robério Cordeiro, amigo porreta de longa data, gente boa toda a vida, oriundo de Jacobina, mesma terra que nos brindou com o designer gráfico e cartunista Nildão e com o Mestre Antonio Xaxado Cedraz, amigo tão querido por todos, e que muitíssima falta nos faz neste mundo por vezes bem inamistoso, pra dizer o menos. Robério, além de ser um grande desenhista com belos trabalhos na sua bagagem artística, é um cara com consciência política e é bom papo, tem excelente caráter e uma qualidade que sempre me intrigou: por mais que o tempo passe Roberio mantém a mesma aparência de adolescente de quando o conheci deixando transparecer que tem um evidente pacto com Chronos e Kairós. O mesmo rosto e o mesmo físico enxuto, inalterável, adelgaçado, leve, capaz de causar inveja à mais delgada das sílfides. Quanto a mim - ai de mim! - busco reter um pouco da juventude que insiste em se esvair, valendo-me de questionáveis artifícios feito uma insistente e duvidosa pintura em minhas melenas outrora negras como a asa da graúna. Só o restante de bom senso que ainda resiste em mim me poupa de enveredar pelo uso de botox ou harmonização facial que certamente me trariam chocantes resultados como os do bozolóide Dedé Santana. Se a natureza foi mãe gentil com Robério ela tem lá suas inquestionáveis razões que aceito com uma placidez quase budista. Olhar a Mostra de Gutemberg Cruz me fez relaxar e me deu providencial ajuda para tão sábia resolução. 

Em tempo: no CEPAIA, além de curtir os desenhos da Mostra, você pode adquirir o "REPAREM SÓ, a História dos Quadrinhos na Bahia", o mais novo livro de Gutemberg Cruz pela Editora Noir, Custa $49,99 e o valioso autográfo de Guto é de grátis!

19 outubro 2023