17 maio 2022

Estante Virtual e o livro de crônicas futebolísticas do escritor Ademar Gomes com ilustrações de Setúbal.

É com enorme carinho que tenho ilustrado livro para escritores, notadamente os amigos mais próximos que são escribas e me procuram para que eu participe de seus livros na condição de ilustrador. Ocorre que quando tenho alguns exemplares desses livros por mim ilustrados habitualmente presenteio amigos interessados ou faço amigáveis permutas com outros cartunistas em Salões de Humor, no que chamamos de ”trocar figurinhas”, algo muito salutar que me garante ter em minha cartunteca particular preciosidades feitas por colegas de traço feito Biratan Porto, JBosco, Gonzalo Cárcamo, Paulo Caruso, Chico Caruso, Cedraz, Nildão, Valtério, Santiago e outras feras feríssimas. Caro leitor, não sou lá um vivente muito organizado e acontece de muita vez seguir os comandos de meu coração e termino por presentear mais do que poderia ou deveria. O resultado é que fico eu próprio sem ter sequer um exemplar de livro que ilustrei e que gostaria de ter nas minhas estantes para folhear quando preciso, para comparar ilustrações, estudar as mudanças de traço, reler. Em casos que tais, há que se recorrer a amigos que por ventura tenham um exemplar, ou partir para uma nem sempre fácil pesquisa na internet. Isto se deu, por exemplo, com o livro A ÚLTIMA COPA EM PARIS, do escritor e jornalista Ademar Gomes, de quem ilustrei um bom número de livros. 
Ilustração para uma das crônicas do livro.
Na pesquisa que fiz recorri ao site da Estante Virtual, especializada em livros usados, um sebo eletrônico trabalhando duro para os que, ao contrário dos nazi-fascistas de plantão, são convictos de que cultura, conhecimento, bons livros só nos trazem intensas e benfazejas luzes n’alma, nos ampliando os conhecimentos alargando beneficamente nossos horizontes. Dei sorte, havia um exemplar. Só um único exemplar à venda em um sebo lá de Brasília, aguardando por mim. Curioso pensar como um livro editado de forma independente por um escritor baiano, arrojado, com esforços próprios, sem contar com os préstimos de distribuidora alguma, foi parar em um pequeno sebo do centro do poder político do país. Tratei logo de fazer um cadastro no site, formulei o pedido online e tudo correu maravilhosamente. Paguei o boleto, recebi mensagem com a confirmação e, sem demora, em poucos dias, o livro chegou à minha porta trazido pelas mãos de um altaneiro estafeta paramentado com as cores da ECT. Alegria total, como se pode constatar através de minha alumbrada feição na foto acima. Só quem gosta de ler, só quem gosta de livros e opúsculos em geral pode saber bem do que falo. U-hu, o Fachin é nosso!!, quero dizer, o livro é meu!! Um viva para a rapaziada da Estante Virtual, vida longa para eles. Que outros possam experimentar a alegria, a felicidade que experimento por ter conseguido um livro que desejava ardentemente. Obrigado, Estante Virtual. Salve, salve!