30 janeiro 2017

Paulo Paiva: sucesso no lançamento do Sketch Book pela Editora Criativo.

Da esquerda para a direita, os baluartes Walmir Amaral, Fausto Kataoka, Paulo Paiva e Spacca. Ao fundo, os indômitos Giovanni e Tony Fernandes.
 Esse que está batendo um animado papo com o cartunista Paulo Paiva, não é o astro cinematográfico Richard Gere. Trata-se do intimorato editor e desenhista Franco de Rosa, discutindo com o intrépido Pepê os rumos dos quadrinhos e cartuns nacionais.
Sucesso total o lançamento do sketchbook do cartunista Paulo Paiva na Biblioteca do Memorial da América Latina, em Sampa. Todos os exemplares colocados à venda voaram num piscar de olhos, venderam em tempo recorde e não deu pra quem quis. Esse lançamento do sketchbook de Paiva, o popular Pepê, ocorreu sábado passado, dia 28 de janeiro de 2017 em um evento organizado pela Editora Criativo e a AQC. Em verdade, outros belíssimos sketchbooks foram lançados no mesmo evento. Entre eles, o do grande e experiente profissional Walmir Amaral, o Kid, desenhista mais que gabaritado, de traço refinado, bem pessoal. Walmir foi quem um dia assumiu o posto de desenhista da super clássica HQ Aventuras do Anjo, substituindo o lendário Flavio Colin, quando o Mestre dos Mestres deixou O Anjo para se dedicar a outros projetos. Só por isso Walmir já mereceria um sketchbook, mas ele fez muito mais pelos quadrinhos. Ataíde Braz, argumentista inspirado, autor de várias HQs, também teve lançado seu sketchbook, uma ótima pedida, bem como uma ótima pedida foi o lançamento do versátil e proficiente Franco de Rosa, desenhista, argumentista, criador de personagem, editor, produtor e muito mais. Franco é um guerreiro que tem uma longa e vitoriosa jornada no universo dos quadrinhos e é uma espécie de factótum, pau pra toda obra, sempre trabalhou com afinco em prol dos quadrinhos nacionais. A produção desses oportunos e bem sacados sketchbooks é justamente do próprio Franco. A Editora Criativo cercou-se de ótimos profissionais e encarregou-se de dar aos livros uma qualidade gráfica das mais invejáveis. Tem que ser louvada pela iniciativa de levar ao público leitor o trabalho de grandes profissionais - os já consagrados ou mesmo aqueles que ainda precisam de maior reconhecimento dos fãs de quadrinhos - e o que há de melhor em desenhos e desenhistas, argumentos e argumentistas. O registro do trabalho desses profissionais é importante não só para eles, que tanto batalharam pela arte dos cartuns e quadrinhos, bem como é também para o público consumidor, que os ama e segue suas carreiras. Contribui, em muito, para a formação de novos leitores e futuros profissionais, que ficarão felizes com a valorização da categoria. Vale registrar que entre tantos notáveis presentes ao evento circularam por lá o jornalista e escritor Gonçalo Jr., o professor e escritor Àlvaro de Moya e os insígnes Jal e Gualberto. Pelo sucesso do lançamento, parabéns ao Paulo Paiva, ao Walmir Amaral, ao Ataíde Braz e aos demais autores. E parabéns ao Franco de Rosa, à Editora Criativo, e a todos quantos tornaram realidade os sketchbooks, registro importante da carreira de notáveis cartunistas e quadrinistas, e fonte de prazer para os apaixonados por cartuns e pela Nona Arte.