07 maio 2019

Pincel seco e falsa xilogravura em quatro ilustrações feitas por Setúbal.

UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Ilustração para um caderno cultural esboçada com grafite 2B, arte-finalizada com um pincel Winsor & Newton number 2 e nanquim Talens, procurando fazer um jogo visual com o branco do papel. Também usei um pincel já velhinho que, igual a um trabalhador brasileiro, não tem direito à aposentadoria. Nele, umas poucas gotas de nanquim para dar esse efeito de pincel seco, técnica que muito aprecio. Clicando sobre cada uma das ilustrações, proeminente leitor, você as verá ampliadas.
CONSULTANDO O AURÉLIO. Arte feita em fakexilo ou fêiquexilo, que é uma falsa xilogravura das mais legítimas. Embora o resultado final lembre de fato uma xilogravura, aquelas que são feitas em madeira esculpidas exaustivamente com goivas, a fakexilo - neologismo que uso para nominar essa técnica antiga - é um desenho feito em um papel de cor preta, preta, pretinha, sendo trabalhado comodamente com guache branco sobre um esboço a lápis. Os tons cinza foram colocados ao final no Photoshop apenas para fazer sobressair a figura que está em primeiro plano.
CAHIERS DU CINÉMA. Esboço feito com grafite B, arte-final com caneta nanquim, pincel 02 e nanquim Talens.
ADEMAR GOMES, UM SÁBIO. Uma das muitas caricaturas que fiz do escritor, jornalista e editor Ademar Gomes, aqui visto no centro da ilustração cercado por duas tabagísticas figuras da política baiana. Desenho feito com grafite B, arte-finalizado com caneta nanquim. Um pouco de Photoshop foi usado para fazer o fundo cinza na intenção de deixar mais soltos os intrépidos personagens.