23 setembro 2010

Grilo sem grilos ( Rubem Grilo, artista maior )

Nunca é demais falar-se de quem tem talento. Já falamos aqui um pouco de Rubem Grilo, artista que está com exposição na Caixa Cultural de Salvador, na rua Carlos Gomes, até o próximo dia 10de Outubro deste ano de 2010. Falemos mais deste cara nascido em Minas que, empunhando objetos pérfuro-cortantes, qual um hábil cirurgião, vai escavando a madeira com gestos seguros e precisos, mestre que é das goivas e de quaisquer nomes que tenham lá os instrumentos que façam os sulcos perfeitos nas referidas madeiras utilizadas no preparo das matrizes que dão origem a gravuras maravilhosas. Felizardo quem for vê-las na mostra da Caixa Econômica, a quem emocionado agradeço a oportunidade. Gonzalo Carcamo já havia me mandado um e-mail alertando-me sobre a excelência de Rubem Grilo e que eu não deveria por nada perder a mostra. Um aval de um artista da qualidade do meu amigo Cárcamo é coisa em que se deve confiar cegamente. Ainda mais porque eu sempre acompanhei e de muito já admirava a obra de Grilo, cujas gravuras maravilhosamente perfeitas e belas estão lá acompanhados de elucidativas matrizes originais. Aí, ao ver uma destas, você certamente perguntará como eu: "Cara, ele entalha a madeira ou outro material que se usa nessa técnica como se estivesse riscando uma prosaica folha de papel com um lápis. Como é que este fio da mãe consegue isto, meu Deus?!"