23 setembro 2010

Grilo sem grilos ( Rubem Grilo, artista maior )

Nunca é demais falar-se de quem tem talento. Já falamos aqui um pouco de Rubem Grilo, artista que está com exposição na Caixa Cultural de Salvador, na rua Carlos Gomes, até o próximo dia 10de Outubro deste ano de 2010. Falemos mais deste cara nascido em Minas que, empunhando objetos pérfuro-cortantes, qual um hábil cirurgião, vai escavando a madeira com gestos seguros e precisos, mestre que é das goivas e de quaisquer nomes que tenham lá os instrumentos que façam os sulcos perfeitos nas referidas madeiras utilizadas no preparo das matrizes que dão origem a gravuras maravilhosas. Felizardo quem for vê-las na mostra da Caixa Econômica, a quem emocionado agradeço a oportunidade. Gonzalo Carcamo já havia me mandado um e-mail alertando-me sobre a excelência de Rubem Grilo e que eu não deveria por nada perder a mostra. Um aval de um artista da qualidade do meu amigo Cárcamo é coisa em que se deve confiar cegamente. Ainda mais porque eu sempre acompanhei e de muito já admirava a obra de Grilo, cujas gravuras maravilhosamente perfeitas e belas estão lá acompanhados de elucidativas matrizes originais. Aí, ao ver uma destas, você certamente perguntará como eu: "Cara, ele entalha a madeira ou outro material que se usa nessa técnica como se estivesse riscando uma prosaica folha de papel com um lápis. Como é que este fio da mãe consegue isto, meu Deus?!"

22 setembro 2010

Lage e Grilo, sem grilhões em suas artes

Quem mora em Salvador ou está em visita à esta terra de Jorge Amado, Pedro Kilkerry, Boca do Inferno e outros poetas, vai conseguir, com uma só tacada, apreciar duas exposições que são pura poesia, mostrando os trabalhos de dois dos maiores talentos gráficos deste patropi, Lage e Rubem Grilo. Para isso basta ir ali na Caixa Cultural, na rua Carlos Gomes, bem pertinho da Praça Castro Alves, que é do povo tanto quanto esta dupla fenomenal. Ambos artistas múltiplos, conscientes, com uma contribuição maravilhosa às artes brasileiras e tendo com seus trabalhos uma participação incontestável na vida social e política deste país, Lage com seus cartuns, até dia 03/10, e Grilo com suas xilogravuras, até 10/10. Tendo atuação de gala na imprensa brasileira na luta pela conscientização popular e contra a ditadura, os dois artistas atravessaram a vida sem se conhecerem pessoalmente. Mas o destino - e a Caixa - os uniu no mesmo espaço e quem quer que faça bom uso da sua massa cinzenta e dos neurônios não vai deixar isso passar batido e rapidinho vai lá conferir e se deliciar.

21 setembro 2010

Caricaturas no stand da Genzyme


Meninas, meninas, esforcem-se para tentar controlar seus irrefreáveis hormônios. O Adonis de boné nesta foto não é o Brad Pitt, não. Sou euzinho mesmo, caricaturando um casal de irmãos que laboram com a medicina. Isto aconteceu no stand da Genzyme do Brasil no Hotel Othon, neste mês de Setembro de 2010, aqui nesta soteropolitana urbe, em um encontro que reuniu a nata da medicina nacional e de alhures. Tudo sob os profissionais cuidados da Uai Brasil Publicidade e da competente equipe por ela enviada sob comando da eficientíssima Mirella. Além de ser um Apolo e um belo exemplar de homem, sou um caricaturista empedernido, contumaz e renitente e lá caricaturei dezenas e dezenas de gentes que aqui vieram com o interesse de aprender, assimilar, permutar experiências e - sobretudo - capacitar-se no intuito de promover um mundo mais saudável em todos os sentidos.

17 setembro 2010

Lage um cartunista bem animadinho


Lage em vida nunca teve um site. Nildão, parceiro e amigo constante, providenciou agora um em homenagem ao amigo, um cartunista porretinha, como ele próprio às vezes dizia sorrindo através da barba hirsuta, iluminando sua aparência enganosamente sizuda. Aí ao lado, em meus sites e blogs preferidos, há um link para se chegar até este site do Lage e se deliciar. Mas Nildão foi além e providenciou que Zé Vieira,cartunista e animador dos bão, animasse um belo cartum da lavra do Lage com a produção luxuosa de Alice Lacerda e do próprio Nildão, o que resultou num trabalho que é imperdível, como se diz nos cadernos Bês da vida hodierna. Aí vai o link, galera: http://www.youtube.com/user/nildaocom?feature=mhum#p/a/u/0/eU8NQt4p500

Lage, cartunista :uma expo massa pra você ver

Poetas, seresteiros, namorados, correi! Fãs do cartum, quadrinhos, ilustrações, tiras, charges, correi, correi! Até o dia 03 de outubro do corrente ano de 2010 uma verdadeira poesia em forma de exposição está ocorrendo no espaço da Caixa Econômica, ali na Rua Carlos Gomes, nesta Soterópolis. É parte da produção gráfica de Lage, um maravilhoso artista do traço, mostrando que sua mente brilhante produziu em forma de charges, cartuns, tiras e o escambau. Que cara, o Lage! Dizer que fomos amigos tão próximos, que muitas vezes dividimos a mesma prancheta faz inflar meu ego já bem dilatado. E o Nildão, gentes, foi buscar na amizade fraterna, na admiração pelo labor e invejável legado artístico daquele que foi em vida um dos mais perfulgentes criadores e realizadores deste orbe imenso. Incansavelmente dedicado, Nildão, sempre agregador, conseguiu fazer com que os amigos e fãs de Lage prestigiassem o evento de abertura, aumentando o poder de reunir gente boa que o próprio Hélio Lage tinha. Nildão, sempre retadinho como ele só, mais ainda fez: criou um site pro Lage, o http://www.heliolage.com.br/ As oficinas e palestras inseridas na programação do evento aconteceram dentro de um clima de alto astral elevadíssimo, certamente garantido pelo próprio Lage, cuja presença positiva é sempre sentida quando amigos se reunem para homenageá-lo, relembrar fatos ou tiradas do velho e bom Hélio Lage, chargista que sempre foi e é disparadamente o melhor entre tantos ótimos chargistas, um verdadeiro primus inter pares, seja lá o que isso queira dizer.