20 outubro 2014

Guigão, de Pernambuco para a Bahia com muito humor

 Saudade é coisa que vem e vai sem pedir licença à gente. Estamos quietinhos e aí...pimba! Lá vem ela falar de lugares, de coisas, de amores, de viagens agradáveis, de momentos marcantes, de bons amigos, como meu confrade Guilherme Aragão, que nasceu em Pernambuco mas que adotou a Bahia como terra mater, louvado seja. Guigão - como assinava seus cartuns - era geólogo ( tremendo pedra 90 ), cordelista, cartunista, frasista, político e o escambau. E como saudade não está nem aí para datas, republico hoje este texto que fiz há algum tempo para saudar esse amigo assaz porreta que quando dele se fazia necessário jamais batia fofo.
Hoje, dia 31 de março, é dia triste se lembrarmos que é a data da consumação do golpe militar no Brasil que nos legou tantas e terríveis sequelas políticas e sociais que perduram até hoje. Para mim, há um motivo mais nobre para se pensar nesta data. Foi o dia - há 10 anos - em que meu amigo Guilherme, o popular Guigão, deixou este mundo e foi para o céu contar as piadas mais cabeludas que neste orbe já se ouviu, bradar seus versos cordelísticos e suas poesias fesceninas nos santos e invioláveis pavilhões auriculares de São Pedro. Guigão, meu chapa, ando algo desconsolado de tanto perceber pela Internet e por aí que as pessoas estão emburrecendo em demasia, quer politicamente, quer na visão geral das coisas. Pelo discurso que essa tchurma preconiza no maior despudor, vê-se que ficaram mais pobres no modo de pensar, dizendo descomunais estultices carregadas de velhos preconceitos que eu julgava superados. E tudo sem um pingo de um humor autêntico como o seu. Só você mesmo para dizer, a alto e bom som, umas verdades a essa matula de descompreendidos. Guigão, a verdade é que você está fazendo uma falta retada por aqui, meu bom!
Para ler mais sobre Guilherme Aragão, basta clicar no link: http://guilhermepateta.blogspot.com/

10 outubro 2014

Montse Rubio, talentosa ilustradora da Espanha

 

Navegando pelos misteriosos - e por vezes procelosos - mares da Net encontrei os trabalhos desta talentosa espanhola de nome Montse Rubio. São aquarelas delicadas, de cores agradáveis sobre um desenho preciso e muito bem delineado. Quem gosta das belíssimas aquarelas de Brian Froud vai gostar também dessa criativa ilustradora, profissional numa terra de tantos formidáveis ilustradores e pintores. Vale a pena clicar nestes links e dar uma olhada nos trabajos de la brillante dibujadora de España:
http://www.montserubio.com/ e
http://montserubio.blogspot.com/