18 março 2013

Floriano Teixeira, 90, Jorge Amado, 100.

Em postagens anteriores falei do Floriano Teixeira, artista maravilhoso e ser humano iluminado, cara do bem, divertido, bom papo, de caráter sem jaça. Bateu uma saudade e fui ao meu relicário fuçar alguma foto que eu tivesse tirado ao lado do Flori. No meio da grande bagunça que é esse meu osculatório, achei estas aí em cima que tiramos quando ele e Jorge Amado vieram me abraçar durante uma exposição de caricaturas que fiz no Shopping Iguatemi, nesta Soterópolis. Dois gigantes da Arte brasileira, apesar do endeusamento geral mantinham-se sempre como pessoas de notável simplicidade, companheirismo, sinceridade e solidariedade a toda prova, diferente, bem diferente de um magote de cabotinos desapetrechados de lídimo talento com que topamos a todo instante vida afora. Saudades, Jorge, saudades, Flori, amigos constantes que fazem uma imensurável falta. Sorte nossa que, ultrapassando o mero aspecto físico, de forma perene eles permanecem entre nós através de seus trabalhos fantásticos e imorredouros, iluminados que sempre foram e que seguem sendo.

 

12 março 2013

Floriano Teixeira: 90 anos de puro talento e magia, na Paulo Darzé.

Entre os grandes artistas que me encheram os olhos e capturaram incondicionalmente minha admiração está Floriano Teixeira, um tremendo artista do labor pictórico. Seu desenho é coisa de outro planeta, seu traço é mágico, de intensa beleza e precisão. Suas cores são uma maravilha que penetram suave em nossas retinas nos trazendo intenso prazer. E Flori, para minha sorte, acabou se tornando meu amigo, generoso que era, simples que era, artista estupendo e homem de alma magna que era. Pois ocorre que a Galeria Paulo Darzé, por ocasião da passagem dos 90 anos que FT completaria neste presente ano, prestará a ele uma homenagem em forma de bela exposição onde quem gosta da boa arte vai se deliciar vendo trabalhos tão lindos como este aí que eu pesquei ao navegar na Net. A exposição ocorre na próxima sexta feira, dia 15 de Março, das 20 às 23 h na Paulo Darzé Galeria de Arte que fica no Corredor da Vitória. O link, galera,  é  http://www.paulodarzegaleria.com.br  .  Valeu, Darzé. Valeu, Floriano Teixeira, meu irmão, meu queridíssimo irmão. 

11 março 2013

08 março 2013

No Dia Internacional da Mulher, uma homenagem curvilínea de Cristiano e Floriano Teixeira

Neste Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, meu amigo Cristiano Teixeira houve por bem homenageá-las por atacado postando na Net um pequeno e carinhoso texto, que aqui abaixo reproduzo. E num rasgo de carinho ainda maior ilustrou suas palavras com um desenho feito com lápis dermatográficos e aquareláveis por ninguém menos que seu genitor e meu amigo,  o genialíssimo Floriano Teixeira que estaria completando 90 anos neste ano de 2013. Ninguém melhor que Flori para desenhar e pintar tão maravilhosamente bem as mulheres dos livros de Jorge Amado, da Bahia e deste mundo, mundo, vasto mundo. Sintam-se respeitosamente mui bem osculadas, meninas.
 
"A curva mais bela de uma mulher é o seu sorriso." Parabéns a todas vocês mulheres pelo seu dia e aos afortunados homens que as têm como companheiras. Meu pai hoje estaria fazendo 90 anos e como ele era um grande desenhista admirador das formas femininas, brindo a todos com uma aquarela de sua autoria. O meu melhor abraço. Parabéns!''
Cristiano Teixeira.