06 julho 2016

Paulo Paiva e a ida de Doutor Sócrates para o céu.

Suely Furukawa, editora, redatora, colorista e detentora de um monte de predicados mais, gente finíssima e pessoa de minha querência, como eu já disse antes neste bloguito, volta e meia me envia uns desenhos feito pelo legendário cartunista Paulo Paiva, seu digníssimo consorte, que dia a dia, com a fundamental ajuda de Suely, se recupera de um AVC que em vão tentou deter seu humor de primeira linha e seu traço formidável de cartunista. Em dezembro de 2011 o Brasil se abalou e se comoveu com a morte de um dos seus maiores cidadãos, o ex-jogador de futebol conhecido como Doutor Sócrates, ídolo de todos os brasileiros que amam o bom futebol. Sempre atento, PP fez este cartum aí de cima em que no céu São Pedro recebe o inesquecível craque, já paramentado com asas, e sem perder tempo vai logo lhe dizendo: "Chegou mesmo na hora! Estamos perdendo de 2 x 0 para o inferno!"  Dr. Sócrates Brasileiro -ou simplesmente Magrão- foi um dos meus maiores ídolos de uma vida inteira. Craques mui habilidosos muitos times já tiveram em suas hostes, mas um craque da vida como o Magrão - que me desculpem os não corintianos - só mesmo no Corinthians acharia espaço para dar a aula de democracia, de ética, de retidão de caráter, de lucidez política e social que, com coragem e atitude, deu ao planeta inteiro. PP, que é sabiamente um corintiano juramentado, prova ser no cartum um craque tão magistral quanto o foi o maravilhoso Magrão no futebol. Este cartum de Paulo Paiva é um gol de calcanhar que Sócrates assinaria comovido.
(Publicado originalmente em 07/06/2014)