27 janeiro 2010

Música para se ouvir. Música para se ver.

Música. Ontem, hoje, agora, ainda e sempre. Gravada ou ao vivo. Via rádio AM ou FM, em CD -  original ou pirata-, na trilha sonora de filmes, de novelas, de minisséries televisivas, no coreto da praça, na viola de um cego cantador, no repente de surpreendente repentista, na tuba, no contrabaixo, no alto falante do circo mambembe, na flauta doce ou salgada, no violão, no cavaquinho, no bandolim, no pandeiro, no berimbau, na guitarra, plugged ou unplugged,  em  mesmo em tinta acrílica sobre tela como nesta pintura que fiz com mucho gusto. Música, ah, qualquer música! Samba, rock, baião, xaxado, maxixe, jazz, tango, fado, valsa, corta-jaca, tarantela, blues, bossa-nova, cumbia,  reggae, samba-reggae, samba-rock, bolero-lero-lero-lero, no beguin the beguine. Música. Qualquer música, ah, qualquer, logo que me tire da alma esta incerteza que quer qualquer impossível calma!

23 janeiro 2010

Paichãu nassionau

Outra temática recorrente na minha pintura é o futebol, esta grande passion do povo quase bretão deste país afrolusoíndio. Aproveito para tecer uns conceitos comentando as distorções do nosso verdeeamarelo torrão. Uma vez cartunista, sempre cartunista.

20 janeiro 2010

Zetti e o Salão de Humor de Piracicaba


Visitando o blog do Dálcio Machado deparei com uma caricatura da Zetti feita por ele e a notícia do afastamen-to dela pela coordena-ção do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Dos Salões que pude visitar, o de Piracicaba foi o mais organizado que vi, com uma aura enorme de carinho para com todos os cartunistas que o visitassem. Eu e todo o pessoal da Bahia que comigo estava, Nildão, Caó e Zé Vieira, fomos muuuuito bem tratados por Zetti & Cia. quando lá estivemos. Zetti sempre contou com nossa admiração pela sua competência em tocar o evento, o que vem fazendo há mais de duas décadas. Espero que o bom senso prevaleça, o pessoal da coordenação aja sem passionalidades, pese bem o que deve ser colocado na balança e traga de volta nossa amada Zetti, garantia de qualidade do Salão de Piracicaba. Pirateei o texto do Dálcio de seu blog e embora me sinta tentado a vendê-lo no mercado negro, vou apenas e tão somente reproduzi-lo para que o pessoal do cartum tome consciência do fato. Embora eu não conheça Dálcio pessoalmente, não posso deixar de dizer o quanto achei nobre e desprendido seu gesto em favor de alguém que faz por merecer o irrestrito apoio geral dos cartunistas. O texto completo vocês podem ver clicando no link: http://dalciomachado.blogspot.com/ Também vale a pena ver mais sobre o mesmo assunto no http://www.brazilcartoon.com/

O texto do Dálcio:

Como a maioria de vocês já sabe, nossa querida amiga Zetti foi afastada da coordenação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais importantes do mundo.A secretária de Cultura, responsável pelo afastamento, não deu maiores explicações para tirar do cargo alguém que luta bravamente há mais de 20 anos pelo sucesso do Salão.O Brazilcartoon, do incansável Márcio Leite, tomou as rédeas de um protesto em favor de nossa amiga, e já conta com uma cacetada de cartuns, caricaturas e textos, inclusive, internacionais. Este texto enviei para ele hoje e também posto aqui. Se quiserem participar, deem um pulo em http://www.brazilcartoon.com/ Gritem bem alto!

12 janeiro 2010

Se eu tivesse coisas que não tenho... / Setubardo 09

Se tivesse um reino eu reinava
se fosse alado eu voava
se tivesse nave, navegava
se tivesse passaporte, embarcava
se pintasse um baby, acalentava
se tivesse certeza, argumentava
se perdesse a fleuma, praguejava
se eu fosse um rio, transbordava
se tivesse um paraquedas me lançava
se tivesse coriza, eu fungava
se passasse BBB, desligava
se eu ganhasse um disco de pagode, quebrava
se avistasse as Torres Gêmeas, eu detonava
se tivesse encontrado Bin Laden, ovacionava
se quisesse mentir, eu jurava
se tivesse unzinho, eu fumava
se ficasse neurastênico, mandava tudo à fava
se caísse moribundo, delirava
se tivesse 2 Reais, apostava
se vivesse em Brasília, me locupletava
se tivesse medo, eu gelava
se eu tivesse você, dia e noite sem parar eu só amava.