24 novembro 2022

Marasmo Carlos e a Velha Jovem Guarda

Quando adolescente vivi de maneira intensa o movimento de música de iê-iê-iê batizado de Jovem Guarda que tinha como principais estrelas os cantantes e compositantes Roberto Carlos e Erasmo Carlos. À época eu era fã incondicional de ambos e prossegui em alta fidelidade incluindo-os na trilha sonora of my life. Há já um considerável tempo criei e ilustrei para uma revista de humor este levemente roqueiro e algo escrachado "Quem é quem na Velha Jovem Guarda". Republico here and now como singela homenagem ao mui amado Erasmo Esteves, o Erasmo Carlos, o meu, o seu, o nosso eterno Tremendão.

Roberto Calos, cognominado o Rei do iê-iê-iê, sempre dizia que Marasmo era mais que seu braço direito, era seu umbigo. E assim o apresentava em seus programas e shows: "Com vocês, o meu umbigo...Marasmo Carlos!!" Sendo amigo de fé, irmão e camarada do Rei RC, Marasmo sempre foi um cara muito boa praça e, no entanto, vivia posando de
bad boy pois, como diz Leila Diniz, homem tem que ser durão. Convicto disso, ele fazia tudo para manter a sua fama de mau e quando numa Festa de Arromba via uma Gatinha Manhosa, dizia logo: "Pode vir quente que eu estou fervendo!" Apesar de afirmar em uma composição já ter fumado um cigarro e meio esperando uma gata que não veio, Marasmo sempre disse que é preciso saber viver e por isso mesmo era um antitabagista ferrenho, contumaz e renitente e quando alguém tenta acender um nefando tubo nicotífero ao seu lado ele trata de mostrar um aviso que diz "É proibido fumar". Mesmo não tendo ganho durante sua carreira fortuna tão grande como a de RC, Marasmo não ficou sentado à beira do caminho com os braços cruzados e conseguiu amealhar uma boa poupança o que o ajuda muito nos dias de hoje pois, atualmente com 99 anos, o cantante e compositante foi acometido pelo Mal de Parkinson e passa o dia com incontroláveis e incessantes tremedeiras, ganhando por isso o apelido de O Tremendão.
(10/05/14)