06 janeiro 2019

Roberto Rivelino, Friedrich Nietzsche, Sérgio Echigo, Corinthians..

O imenso bigode nietschiniano indica que esse cara aí é um grande e respeitado pensador. Não há como contestar isto, gentis leitores. Embora seus melhores trabalhos legados à humanidade não constem em nenhum dos compêndios da literatura universal, esse rapaz era um grande, um formidável pensador. Ostentando o número 10 nas costas de sua camisa do S.C. Corinthians Brasileiro, sagrado manto, ele pensava, pensava, racionalizava, arquitetava, construía, tecia o jogo do meu glorioso, salve, salve, Coringão do Parque São Jorge. Lá ele chegara ainda imberbe e ali seu bigodinho foi crescendo, crescendo até virar um frondoso e imponente moustache. E seu futebol também cresceu, cresceu, cresceu ainda muito mais, virou craque diferenciado aqui e no vasto universo do esporte bretão. Nós, torcedores mais atilados, já víamos isso nas partidas preliminares, ele arrasando no time corintiano de aspirantes, passagem de muitos para a consagração junto à Fiel. E a galera antenada chegava cedo aos estádios para ver o espetáculo dos aspirantes do Corinthians. Ah, meu Deus!, tantas e tantas alegrias nos deu Riva com sua técnica apurada, sua garra, sua vibração contagiante, tudo tão corintiano demais em sua essência. Sua canhotinha abençoada nos inebriava os olhos, com seus dribles desconcertantes, como o elástico que ele aprendera com Sérgio Echigo - o generoso amigo nissei, ponta direita dos mesmos aspirantes - que Riva lançou ao mundo dando o devido crédito ao amigo. Hoje, o elástico é peça fundamental no repertório de grandes craques do mundo. Sou eternamente grato a Riva como corintiano e como brasileiro já que ele, ao lado de Pelé, Tostão, Jairzinho e outros craques, deu-nos a todos nós, o título mais incontestável que temos de Campeões Mundiais de Futebol, o de 1970. E ainda assim, pasmem, foi injustiçado por culpa de um decisão carregada de burrice do presidente Mateus e seus dirigentes, muito também pela ainda mais burra indução de obtusos cronistas de futebol da época que. em sórdida e difamatória campanha, tiraram de Riva a camisa 10 do Corinthians e quem saiu perdendo com isso foi a Nação Alvinegra, para alegria do Fluminense do Rio que soube dar a Rivelino o devido valor e carinho e ele soube retribuir dentro dos gramados. Negaram-lhe no Corinthians a glória do título de campeão paulista que já estava maduro após 20 anos de espera e aconteceria três anos depois da saída forçada de Rivelino. Quem ficou no prejuízo, nunca é demais repetir, fomos nós, apaixonados torcedores corintianos, que pagamos pela sordidez e a burrice alheias que permeiam o mundo do futebol com insistência. 
Históricos de mediocridades assim deveriam ensinar coisas melhores a dirigentes, torcedores, a certos jornalistas e cronistas de futebol, mas sei lá porque não ensinam e os medíocres e mal intencionados seguem sendo o que são, sendo que alguns ganham fortunas para dizerem com convicção suas asneiras e suas "verdades" distorcidas, contribuindo com cartolas espertalhões e suas políticas nefastas, suas ligações espúrias com emissoras de TV, contribuindo assim para afundar o futebol brasileiro. 
Ainda bem, para todos nós do bando de loucos, que Rivelino é também um craque como ser humano e driblou todas as burrices que lhe fizeram, deu um elástico nas injustiças a ele cometidas e hoje propaga ao mundo o amor e reconhecimento que nutre pelo Corinthians. Merecidamente, desde 2014 Rivelino tem um busto em sua homenagem na sede do Timão. E nessa sede, ao ver o pela primeira vez o busto que o homenageia, Rivelino chorou como uma criança e ali ficou claro que em seu coração o amor pelo Corinthians a tudo superou. Quando falamos nos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, nesse mais que seleto panteão passeia uma formidável legião de maravilhosos e inolvidáveis cracaços de bola e entre eles, com seu moustache niestzchiniano,o inigualável pensador Roberto Rivelino a quem os deuses do futebol legaram seus dribles mágicos, suas fintas desconcertantes, sua cabeça sempre erguida olhando o jogo, seus lançamentos precisos, seus chutes potentes e indefensáveis, sua genialidade enchendo de alegria meu coração torcedor corintiano da adolescência aos dias atuais. Rivelino ficou conhecido por Reizinho do Parque, Riva, Bigode, Curió, Patada Atômica. Para nós, corintianos, ele é o eterno Garoto do Parque São Jorge - Ogun-yê, meu pai! A Riva, a minha eterna, inefável e imensurável gratidão.
(30/05/10)
********* Nesta seção Arte que se reparte de hoje, bretãonístico leitor, você certamente percebeu que adentrei o gramado usando uma tática diferente. No desenho ligeiro e de traços econômicos que fiz de Rivelino, não usei lápis sobre papel, como geralmente sói acontecer. Optei pelo uso do Photoshop, valendo-me do mouse para fazer o traço e a coloração. Só pra variar. Como dizia o Didi Mocó, aí vareia.